Nesta segunda-feira (05), a prefeitura de Santa Maria começou a organizar as estruturas para a comemoração do Dia da Independência do Brasil. O palanque oficial já está montado e foram realizados cortes de grama, limpeza dos canteiros e pintura dos meios-fios para receber o desfile cívico-militar que irá começar às 8h30min na Avenida Medianeira.
O slogan deste ano é: “Brasil: História e Identidade; Liberdade e Soberania”. Além das tradicionais celebrações, a parte civil do evento contará a trajetória do enfrentamento à pandemia no município, serão homenageados todos que trabalharam nas ações de sanitização, testagem e vacinação.
Leia também:
Santa Maria divulga a programação da Semana da Pátria6ª Brigada de Infantaria Blindada promove mostra artística sobre o Bicentenário da IndependênciaConcerto musical é realizado em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil
Devido a participação de três mil estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas a prefeitura estima que este será o maior desfile já organizado na cidade. Por isso os comerciantes locais estão animados com o feriado e com o aumento das vendas de símbolos patrióticos. Adair Rodrigues sempre vende bandeiras do Brasil na avenida quando a data se aproxima e conta que a procura aumentou após a pandemia.
–Estamos com boas expectativas para o desfile, esperamos que tenha bastante movimento e que seja uma celebração tranquila. Neste ano, começamos a vender bandeirinhas na semana passada e as vendas estão fluindo. Acreditamos que o dia do evento será muito bom para o comércio – diz o vendedor.
A comerciante Vania Reis é proprietária de uma papelaria próxima ao local da celebração e também sentiu uma demanda maior este ano. Ela já vendeu mais de mil adesivos alusivos, cerca de 200 itens decorados com a bandeira nacional e comenta que os números não são ainda maiores por falta de fornecedores.
– Este ano parece que as pessoas querem demonstrar um patriotismo maior no dia da independência, então as nossas vendas estão ótimas. A população está animada, os clientes compram os itens aqui e comentam que vão ir e que vão levar para usar no desfile – relata.
Bloqueios
Em função do desfile cívico-militar, as ruas do entorno da Avenida Medianeira terão bloqueios a partir das 6h30min desta quarta-feira. A previsão da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana é liberar as vias por volta das 13h, após o encerramento dos festejos. A medida busca dar segurança às entidades que vão participar do desfile e evitar interrupções pelo tráfego de veículos.
Além disso, o itinerário de linhas do transporte coletivo que transitam pela região será alterado a partir das 6h de quarta-feira até o término do desfile e algumas paradas de ônibus serão suprimidas e transferidas.
PONTOS DE BLOQUEIO
Avenida Hélvio Basso, sentido Sul-Norte (Bairro-Centro), retorno no Maxxi AtacadoHélvio Basso cruzamento Rua Carlos UhrRotatória das avenidas Hélvio Basso com Medianeira Avenida ngelo Bolson com Rua Dr. ZamenoffDr. Zamenoff com Rua Papa Leão XIIIDr. Zamenoff com Rua MorotinRua Appel com Rua FarraposRua Appel com Rua InconfidentesRua Visconde de Pelotas com Rua InconfidentesVisconde de Pelotas com FarraposVisconde de Pelotas com Maurício CardosoBarão do Triunfo com Daltro FilhoBarão do Triunfo com FarraposTravessa Medianeira com FarraposRaposo Tavares com Felipe D’OliveiraAvenida Presidente Vargas com Rua Duque de CaxiasRua Serafim Valandro com Rua Francisco ManoelSerafim Valandro com Felipe D’OliveiraRua João Belém com MedianeiraPresidente Vargas com Floriano PeixotoFloriano Peixoto com Felipe D’OliveiraJosé Bonifácio com AcampamentoAcampamento com Gaspar MartinsGaspar Martins com Dezenove de NovembroGaspar Martins com MedianeiraMedianeira com General NetoFernando Ferrari com João RolimFernando Ferrari com Conrado HoffmannDezenove de Novembro com Travessa ParaíbaParaíba com Travessa ParaíbaDoze de Outubro com José Carlos KruelFloriano Peixoto com Vinte e Quatro de FevereiroMarquês do Herval com Dom Pedro IIDr. Theodorico com Duque de CaxiasHeitor Campos com Dr. ThedoricoGeneral Osório com retorno no Residencial Madre PaulinaCândida Vargas com Dezenove de AbrilViaduto da Uglione (BR-392 com BR-158)
Paradas de ônibus suprimidas e transferidas
Rua do Acampamento:– A única parada de ônibus localizada na Rua do Acampamento será transferida para a Rua José Bonifácio (Ortopedia Rozaulo), entre as ruas General Neto e do Acampamento;– Usuários da linha Santos/Urlândia, sentido Centro-Bairro, deverão realizar o embarque junto ao paradão da Rua Pinheiro Machado;
Avenida Medianeira:– As paradas da Avenida Medianeira serão suprimidas nos dois sentidos (Centro-Bairro e Bairro-Centro);– O mesmo vai ocorrer com as paradas de ônibus no sentido Centro-Bairro da Avenida Dores (em frente ao Supermercado Rede Vivo e da agência bancária do Banrisul). O embarque e desembarque deverá ser realizado na parada de ônibus da Rua José Bonifácio (Ortopedia Rozaulo) ou em frente ao Royal Plaza Shopping;
Na Avenida Angelo Bolson:– No sentido Centro-Bairro, os usuários deverão se deslocar para a Avenida Presidente Vargas ou para a Rua Carlos Uhr;– No sentido Bairro-Centro, os passageiros devem buscar as paradas da Avenida Presidente Vargas;
Na Avenida Hélvio Basso:– No sentido Bairro-Centro, os usuários do transporte coletivo devem buscar as paradas da BR-392 ou da Avenida Presidente Vargas;
Leia todas as notícias